Siga-nos no Instagram: @antena1valedoitajai

CBF pede providências às maiores entidades do futebol contra atos de racismo

CBF pede providências às maiores entidades do futebol contra atos de racismo

Por Rodrigo Viga Gaier

BRASÍLIA (Reuters) – O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Ednaldo Rodrigues enviou nesta segunda-feira às maiores entidades ligadas ao futebol — Fifa, Uefa e Conmbebol — documento pedindo providências contra atos de racismo nos estádios e uma reunião com o presidente da liga espanhola de futebol, considerado omisso pelo dirigente brasileiro.

O documento é uma reposta da CBF às ofensas raciais direcionadas ao atacante brasileiro Vinícius Jr em jogo do campeonato espanhol no último domingo. O atacante foi xingado de ‘macaco’ dentro e fora do estádio Mestalla, onde ocorreu partida do Real Madrid contra o Valencia.

‘Nesse documento ao presidente da Fifa, nós copiamos os presidentes de Uefa, Conmebol e da Federação Espanhola, com o qual teremos uma reunião ainda nesse começo de junho para tratar de questões com relação ao racismo’, destacou Rodrigues.

Para Rodrigues, o presidente de La Liga, Javier Tebas, foi omisso ao lidar com a situação.

‘Ele é um cidadão que foi questionar a vítima (Vinícius Jr), portanto está no lugar errado… Nosso repúdio ao presidente da La Liga’, afirmou, em entrevista à CBF TV.

O dirigente da CBF disse esperar uma reação das entidades e defendeu que elas possam definir punições mais severas para casos como este, além multas e perda de pontos.

‘Entendo que a Conmebol, Uefa e Fifa têm que fazer isso. O que sempre temos colocado é pedido destemor e que se possa fazer punições severas e não fique só na aplicação da multa. Esse é um dinheiro que a CBF não quer para seus cofres. A CBF não quer receita porque liberou um racista’, adicionou.

A CBF tem mantido contato com o jogador e seu agente.

Na serie C do campeonato brasileiro, um torcedor foi detido após ofensas ao goleiro do time adversário que é negro.