Siga-nos no Instagram: @antena1valedoitajai

ELTON JOHN REVIVE “CARIBOU” COM RARAS IMAGENS E DISCO COMEMORATIVO

normal-52-1

Caribou, o oitavo álbum de estúdio de Elton John, está prestes a completar 50 anos, motivo de comemoração para o artista. No dia 19 de abril, ele publicou imagens raras de sua primeira apresentação ao vivo da música “The Bitch is Back”, faixa do disco em questão.

O vídeo remonta a uma icônica performance no Vicarage Road em seu lendário Watford FC Benefit Concert, no dia 5 de maio de 1974, dois meses antes de o cantor divulgar o álbum completo. Como ainda haveria o lançamento oficial de seu álbum, o show não foi filmado, o que torna o vídeo uma joia rara.

Uma curiosidade sobre a música está relacionada ao contexto em que foi escrita. O título veio de uma piada feita quando Elton certa vez entrou em uma sala com um humor nada alegre. Bernie Taupin, seu parceiro de composições e principal colaborador, imediatamente pensou que ela seria uma frase perfeita. No site oficial de Elton John, é contado que algumas estações de rádio nos EUA não concordaram a tocá-la a princípio, considerando o texto muito “picante” antes de eventualmente adicionarem a música às suas playlists.

O ano era 1974

A faixa tornou-se o segundo single do disco e alcançou a 4ª posição nos Estados Unidos e a 15ª posição nas paradas do Reino Unido. Já o show foi beneficente – Elton havia sido nomeado diretor do Watford Football Club e organizou a apresentação para impulsionar o clube financeiramente. Os ingressos custavam a partir de £ 1 e incluíam convidados como Rod Stewart e Nazareth.

O contexto? A carreira de Elton estava em um ótimo momento. Voltando ao mês de janeiro de 1974, Goodbye Yellow Brick Road estava em sua oitava semana no primeiro lugar no Billboard Top 200 e acabava de cair para o terceiro lugar na UK Albums Chart depois de manter o primeiro lugar por duas semanas.

Don’t Shoot Me I’m Only The Piano Player estava em sua 47ª semana nas paradas dos EUA. Goodbye Yellow Brick Road permaneceria no Top 200 por mais 93 semanas. Estava na hora de Elton gravar outro disco.

Com sua agenda lotada – 72 shows em seis países nos seis meses que se estenderam até janeiro de 1974 – havia muito pouco tempo para conferir as instalações, muito menos para gravar o álbum. Caribou foi escrito, ensaiado e gravado em três semanas, com as sessões finais de gravação de 14 músicas levando apenas quatro dias.

O estúdio chamava-se Caribou Ranch Recording Studio. Está aí a origem do nome do disco. Curiosamente, ele quase foi nomeado “Ol’ Pink Eyes Is Back”, em uma homenagem humorística aos óculos de Elton e ao álbum de Frank Sinatra (OI’ Blue Eyes Is Back) no ano anterior.

Cinco meses depois das gravações, o álbum foi lançado nas lojas, logo se tornando o quarto de seis álbuns consecutivos de Elton em primeiro lugar. Ficou em 1º lugar nos EUA e 3º no Reino Unido.

Novo Disco

Agora, em celebração do aniversário de 50 anos do disco, foi lançado o disco Caribou , 2LP Special 50th Anniversary Edition, no Record Store Day. Ele já está disponível para venda e consiste em um LP duplo em vinil azul celeste de edição limitada de 180 gramas.

O pacote inclui o álbum original, que traz os favoritos “The Bitch Is Back” e “Don’t Let The Sun Go Down On Me”, além de um LP recém-compilado de faixas bônus, incluindo o inédito “Ducktail Jiver”, que é o único resultado verdadeiro das sessões do Caribou de janeiro de 1974.